quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Por que fingimos que ser mãe não muda nada?



A Máscara da Maternidade

Criar filhos talvez seja a tarefa mais difícil que as mulheres realizam na vida. O papel de mãe é diferente, em grau e estilo, de qualquer outro papel desempenhado por uma mulher. Deixando de lado a questão do "instinto", a maternidade é algo em que as mulheres são impelidas a pôr todo o seu ser: corpo, alma, inteligência e espírito. Depois que a mulher se torna mãe, suas relações afetivas nunca mais serão as mesmas - a presença da criança transforma completamente a visão que a mulher tem de si mesma, afeta sua vida sexual, relações de trabalho, etc.
A autora, Susan Maushart, revela neste livro o quanto as mulheres estão despreparadas para a maternidade. Não só para a trabalheira insana, mas, sobretudo, para conflitos e transformações profundas que vêm junto com ela. Poucas mães mencionam a crise psíquica que envolve o nascimento do primeiro filho, o despertar de sentimentos enterrados há muito tempo sobre a própria mãe, a mistura de poder e impotência, a sensação de ser levada, por um lado, e de tocar novas potencialidades físicas e psíquicas, por outro.
A Máscara da Maternidade oferece uma visão realista dos bastidores do que é ser mãe hoje em dia - da gravidez e do parto ao malabarismo que é a vida das mães que trabalham fora.
Uma reflexão que faz pensar que medos, frustrações e confusões dos primeiros tempos da maternidade não são prova de fracasso pessoal, mas do fracasso de expectativas extravagantes e de demandas conflitantes.
"Susan Maushart escreve de forma atraente e convincente sobre o fato de que as mães de hoje sentem mais pressão do que nunca para se mostrar felizes com suas escolhas." People
Susan Maushart é PhD em comunicação e artes pela New York University. Trabalhou como consultora de comunicação, professora universitária e roteirista de programas humorísticos. Depois de migrar para a Austrália, dedicou-se a escrever sobre o universo feminino, e seus livros tornaram-se sucesso nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda e Hungria.
A Máscara da Maternidade
De Susan Maushart; Série Auto-Ajuda
15,5 x 23 cm  -  Brochura 336 páginas
Editora Melhoramentos

Espero que gostem da dica de leitura... Para as que não iniciaram seu percurso de análise, ler é uma forma de criar dúvidas e ser incitada a iniciar esse trabalho longo de desvendar-se...
Beijos, minhas Bellyssimas queridas!!!

2 comentários: